Sair da mesmice frente aos pratos que se consome no cotidiano pode parecer uma tarefa difícil, mas com tantas variedades de massa e combinações frente a molhos e acompanhamentos, basta disponibilizar um pequeno período na agenda para preparar e usufruir de uma refeição digna de restaurantes, mas que com esmero pode ser produzida e apreciada no conforto do lar.
Um dos pratos mais consumidos entre as massas é o espaguete e, portanto, não é difícil compreender o motivo de um mesmo tipo de macarrão apresentar tantas variações de acompanhamento. Entre as inúmeras formas em que podemos encontra-lo – e também produzi-lo artesanalmente – está o espaguete negro.
De sabor indescritível e aparência sofisticada, este prato pode ser feito visando uma refeição diferenciada como uma celebração ou simplesmente uma fuga dos sabores usuais aos qual o paladar já se adequou e que, embora sigam deliciosos, podem ser deixados por um instante a fim de experimentar novas sensações.
O modo de preparo deste prato não é de grande dificuldade, a atenção aqui está em buscar pelos ingredientes frescos necessários, como o tomate e os camarões, visando um sabor final mais acentuado. Além destes, pode haver certa apreensão frente à compra da tinta de lula, entretanto este ingrediente pode ser encontrado em alguns supermercados, adegas e em plataformas de compra online. Uma embalagem com dois pacotes, mais que o necessário para esta receita, custa em média o valor de R$16,00.
Considerando uma porção para duas pessoas, a massa necessita de: 200 gramas de farinha; 2 ovos; um envelope de tinta de lula e um pouco de água para dissolver a tinta.
Caso a intenção seja preparar uma porção para um número maior de pessoas, basta aumentar a receita, utilizando 1 ovo a cada 100 gramas de farinha e ir dosando a tinta de lula conforme este acréscimo.
Para o preparo deste molho, separe: ½ cebola picada; ¼ de pimentão vermelho sem casca picado; 1 colher de sopa de alho triturado; 16 camarões médios limpos e temperados com sal, limão e pimenta a gosto; 4 tomates cortados, sem pele e sem sementes; ½ lata de tomates pelados ou a quantia referente de tomates frescos, batidos no processador; sal e pimenta a gosto.
Comece o preparo pela massa, fazendo este processo tal como se fosse um espaguete regular. Coloque a farinha em um recipiente e abra no centro uma espécie de cratera, onde os ovos devem ser posteriormente adicionados. Em outro local misture os ovos entre si e então os adicione a farinha. Com o auxilio de um garfo, mexa gentilmente os dois ingredientes até que se encontrem incorporados.
Feito isso, dissolva os pacotes de tinta de lula em um pouco de água, adicionando-o ao restante do preparo da massa, prosseguindo a mexer por alguns instantes. Em seguida, coloque este conteúdo em uma superfície lisa e enfarinhada, tal como uma bancada ou tampo de mármore, ou mesmo uma mesa, e sove a massa ate que fique no ponto desejado, lisa e homogênea.
Completando este passo, abra a massa, utilizando o auxilio de um rolo de macarrão ou um cilindro próprio para esse processo, e então a recorte em tiras finas, caracterizando o formato do espaguete. Uma vez que falte apenas cozer a massa, reserve-a enquanto prepara o molho.
Inicie o molho temperando o camarão, caso não tenha feito antes, e em seguida refogue a cebola e o alho no azeite. Quando os ingredientes iniciais atingirem o ponto ideal, adicione o camarão, salteando-os até que dourem e então os retire da panela e reserve, evitando que fiquem com uma textura “borrachuda” por cozer mais que o necessário.
Adicione ao refogado de alho e cebola, os tomates e o pimentão, assim como o tomate batido e o açúcar, visando controlar a acidez final do molho. Feito isso, aguarde até que mistura apure, isso é, deixar que ferva até que o líquido do conteúdo reduza.
Quando reduzir, corrija o tempero com sal e pimenta, conforme o que achar necessário. Reserve este preparo.
Com o molho pronto, coloque a massa para cozer, atentando-se ao tempo de preparo. Massas frescas em geral cozinham em um tempo inferior as secas e, dado o preparo artesanal deste prato, cabe dedicar atenção a este passo. Em um período entre três e cinco minutos o preparo deve atingir o ponto al dente.
Assim que a massa estiver pronta, escorra a água, retorne-a a panela ou coloque em um refratário, adicionando o molho ao preparo. Para finalizar, coloque raspas de limão e folhas de manjericão bem picadas por cima.
Em pouco tempo e com o uso de poucos ingredientes, se tem uma massa diferenciada e sofisticada pronta para ser saboreada. Caso ache interessante, é possível incrementar o preparo, adicionando outros frutos do mar, além do camarão, tal como anéis de lula, tornando o resultado ainda mais incrível.
The post Espaguete Negro ao molho de tomate com camarões appeared first on Preparato.
Espaguete Negro ao molho de tomate com camarões Publicado primeiro em massas italianas
Nenhum comentário:
Postar um comentário